Pular para o conteúdo principal

Tipos de Chumbinhos para Carabinas de pressão


Tipos de munições para carabinas de Pressão

Quais tipos de Chumbinho Você conhece?

Muitos amigos me procuram pra perguntar: Qual o melhor tipo de chumbinho? Qual chumbinho escolher?

Esta pergunta bastante simples de fazer, na verdade merece uma resposta mais complexa.

Basicamente não existe um chumbinho melhor ou pior. Existe um chumbinho que melhor adéqua à sua necessidade.

Um dos primeiros aspectos que você precisa definir é: qual o formato do chumbinho que quero usar.

Pensando nisto, prepareu uma serie que irá ajudá-lo conhecer e entender melhor os tipos, como cada um se comporta em diferentes aspectos, e assim definir qual modelo escolher.

Quando falamos em tipos de chumbinhos, estamos referindo ao seu formato, sua aerodinâmica.

Este aspecto tem influência direta na precisão, velocidade, na capacidade de penetração, no poder de destruição expansão, no alcance, e no efeito que ele tem dentro do alvo. E cada um destes itens será demonstrado mais a seguir

Mas antes de falarmos destes aspectos detalhadamente, é indispensável saber quais são os tipos de chumbinhos e suas principais diferenças.


Os primeiros chumbinhos a aparecer, foram os tipos round, que é o modelo esférico. Ele é um chumbinho que exerce uma boa penetração, porém seu formato, o torna menos preciso. Uma vez que sua aerodinâmica permite que ele gire pra qualquer lado.

Por isso,  pensando em melhor de obter melhores resultados, foram desenvolvidos chumbinhos com características aerodinâmicas focados no desempenho.

Também conhecidos como Diabolô(por ter uma “cintura”), estes chumbinhos são formados por 4 partes: A cabeça, a cintura, a saia e o perfil interno.






Cabeça: é talvez a parte mais importante, uma vez que ela é a principal responsável pelo desempenho aerodinâmico, e pelo resultado do impacto do projétil sobre o alvo.

Cintura: esta presente nos chumbinhos tipo diabolô, a função é reduzir o atrito do cano com o projétil. Seu formato também favorece o desempenho da saia, onde com o disparo, ela se ajusta ao diâmetro do cano (Alguns chumbinhos não possuem a cintura, ou tem esta cintura bastante reduzida).

Saia: é a parte que acondiciona o chumbinho ao cano e a primeira a receber o impacto do disparo. O chumbinho de alta qualidade tem de se ajustar perfeitamente, a fim de selar os espaços dentro do cano. Saias imperfeitas ou de calibre variável provocam perda de ar, o que altera a uniformidade e precisão do disparo, popularmente conhecido como variar o tiro.

Perfil interno: é a parte oca dentro do chumbinho. Ele é quem recebe o ar do disparo e expande a saia. Por isso sua uniformidade é tão importante quanto da saia. Quanto menor o perfil interno, maior é o peso do chumbinho.

Agora que já conhecemos as partes dos chumbinhos, vamos falar sobre o formato dos chumbinhos, ou melhor: seus tipos.

Existe uma infinidade de modelos, mas os principais e mais comuns são: Match, Domed, Pointed e Hollow Point. Outros modelos são em geral derivações destes 4.


match

Match ou cabeça chata: é um chumbinho para competição. Foi desenvolvido para tiros em alvo de papel, uma vez que seu desempenho é melhor em curta distância, e ao atingir o alvo, abre um orifício circular, que permite a perfeita visualização da pontuação.

Outra vantagem é que eles são bem preciso é um pouco mais leves que os outros transendo assim mais conforto no tiro e consequentemente mais estragos nos alvos.


Domed
Domed ou cabeça arredondada: é um chumbinho “bom para tudo”. É o coringa dos chumbinhos. Eficiente em quase todos os aspectos e para todo tipo de finalidade. Proporciona grande velocidade, longo alcance, excelente precisão, penetração. Só deixa a desejar no quesito expansão.



Dointed

Pointed ou cabeça pontuda: é um chumbinho para penetração. Muitos acreditam, que pelo seu formato, ele é mais veloz e preciso. Mas como vamos ver pelo neste nosso estudo, isto nem sempre é verdade.





Hollow

Hollow Point ou cabeça oca: é um chumbinho para destruição, pois possui alto poder de impacto e expansão. Tem boa precisão. Mas alcance e penetração deixam a desejar.





Bom, agora que você já conhece os formatos principais de chumbinho fica muito fácil escolher o que mais se adapta as suas necessidades.

No próximo modulo vamos falar um pouco sobre limpeza da sua carabina e como mantê-la sempre em perfeito estado para a hora de utilizá-la.

Eu tô muito feliz que você tenha chegado até aqui isso mostra que você realmente gosta do assunto é t vontade de aprender mais. Então vou deixar aqui pra você o link de um grupo secreto que eu montei especialmente para quem já adqueril esse e-book eu te espero lá com mais novidade tá certo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review Carabina de Pressão QGK14 Black Edition

Review Carabina de Pressão QGK14 Black Edition Carabin de Pressão QGK14 Black Edition 5,5mm - QGK é excelente para quem gosta do sistema de armar por quebra de cano de tiro único. Suas miras TRUGLO com fibra ótica em cores contrastantes,cano de aço raiado,tampa da coronha em borracha para absorção do recuo.  É ideal para você que gosta de praticar tiro.Só a QGK para proporcionar tamanha emoção. Para saber o Preç de venda clique aqui  Ficha-tecnica Informações técnicas Marca QGK Referência QGK0027. Modelo QGK14 Black Edition Calibre 5,5 mm Material Estrutura Metal. Acabamento Anodizado. Coronha Polímero. Mola de ação Por ação de Mola. Velocidade na boca 380 Fps. Energia na boca 6.5 joules. Distância máxima do tiro 40 á 50 metros. Gatilho Padrão. Alça de mira com regulagem micrométrica horizontal e vertical Massa de mira fixa com fibra óptica sim Cor Preta Peso aproximado  Peso do produto 2,5 kg.  Peso do produt...

CARABINA DE PRESSÃO | TIRO EM ALVOS A 190 METROS DE DISTANCIA 2018

CARABINA DE PRESSÃO | TIRO EM ALVOS A 190 METROS DE DISTANCIA 2018